O Science Arena é uma iniciativa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para ajudar a alavancar a cobertura da produção científica brasileira e global. Mais do que apresentar descobertas, nosso objetivo é abrir novas possibilidades de diálogo dentro da comunidade de pesquisadores e trazer contexto às notícias.
Acreditamos que o jornalismo pode contribuir para o debate científico ao promover articulações entre múltiplos atores do sistema de ciência e tecnologia, intermediar o fluxo de informações relevantes e induzir a circulação de ideias.
Tal vocação é crucial em um mundo onde a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas dependem cada vez mais de embasamento científico para superar desafios complexos como a ameaça de novas epidemias e pandemias, o impacto das mudanças climáticas, o aumento da desigualdade social e o agravamento da insegurança alimentar no mundo.
Nossos princípios editoriais se ancoram em quatro bases: diálogo, clareza, inovação e equilíbrio.
Diálogo como meio para enfrentar a incompreensão generalizada frente às incertezas e aos conflitos da sociedade, para os quais a ciência busca soluções por meio de redes colaborativas.
Clareza para que as ideias possam conectar pessoas de maneira objetiva, rápida e efetiva.
Inovação como vetor para o desenvolver novos recursos de comunicação capazes de estimular o compartilhamento de ideias, habilidades e metodologias dentro da chamada ciência aberta.
Equilíbrio para que os temas possam ser abordados a partir das perspectivas mais diversas, sempre que possível evidenciando contradições e limitações de estudos científicos. Isso não significa, porém, renunciar ao rigor científico para que qualquer ponto de vista seja incorporado. É preciso garantir que não haja espaço para a disseminação de desinformação.
Propomos um retorno à ciência – e que o conhecimento científico seja a terra prometida de nossa contemporaneidade, para a qual diferentes atores sociais (como gestores, empresários e líderes sociais) possam migrar em busca de meios para responder a muitos problemas.
Esperamos que o Science Arena seja um ponto de encontro da comunidade científica, especialmente nas áreas ligadas às ciências biomédicas e da saúde. Como ponto de encontro, porém, não desejamos enclausurar o debate científico num círculo delimitado de acadêmicos. Que também sejamos, portanto, ponto de partida para a difusão de pesquisas e pensamentos com potencial de transformar a realidade, explicar a profundidade da vida e aglutinar competências.
EXPEDIENTE
Realização: Comunicação Institucional da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Direção: Debora Pratali (MTb 30771)
Coordenação editorial: Anderson Moço
Produção editorial: Bruno de Pierro
Arte e infográficos: Estúdio Voador
Desenvolvedor: Punto Comunicação
Coordenação da tradução: Ricardo Cunha Lay
Os artigos opinativos (Ensaios e Colunas) não refletem necessariamente a visão do Einstein.
É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. O texto, portanto, não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).