Sobre
#Leitura Indicada
14.08.2023 Gênero

O sexismo na ciência

Fundadora do Parent in Science indica obra sobre desigualdade de gênero na pesquisa

O QUE RECOMENDO:

O livro Why Science Is Sexist, da física Nicola Gaston, professora da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

POR QUE VALE A LEITURA?

O livro de Nicola Gaston apresenta uma abordagem aprofundada sobre a desigualdade de gênero na ciência. Com uma escrita bastante clara, a autora explora as barreiras enfrentadas pelas mulheres cientistas e suas consequências para a produção científica.

Ao analisar as origens históricas e culturais desse problema, ela destaca a influência de normas sociais, estereótipos e estruturas institucionais nas experiências e oportunidades das mulheres na área científica. Exemplos concretos são apresentados para ilustrar como essa desigualdade se manifesta na prática, resultando em lacunas na pesquisa, decorrente de uma falta de diversidade de perspectivas e abordagens.

Um aspecto relevante abordado é o papel do viés inconsciente na ciência. Ela explora como esse fenômeno pode afetar as decisões e avaliações, muitas vezes resultando em desvantagens para as mulheres cientistas e em percepções enviesadas sobre o trabalho delas. A obra também oferece sugestões para promover a equidade de gênero.

É uma leitura indispensável para quem deseja aprofundar-se nas questões relacionadas à desigualdade de gênero na ciência e quer contribuir para a criação de um ambiente científico mais igualitário, inclusivo e diverso.

REFERÊNCIA:

Why Science Is Sexist, de Nicola Gaston (BWB, 2015).


*Fernanda Staniscuaski é bióloga, professora do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fundadora do projeto Parent in Science, iniciativa criada em 2017 com o objetivo de discutir o impacto na parentalidade na carreira acadêmica.

Os artigos opinativos não refletem necessariamente a visão do Science Arena e do Einstein.

* É permitida a republicação das reportagens e artigos em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.
O texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, incluindo a fonte (Science Arena).

Leitura Indicada

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Receba nossa newsletter

Newsletter

Receba nossos conteúdos por e-mail. Preencha os dados abaixo para assinar nossa newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!